Adoro o cheiro de massa lêveda acabada de cozer. Infelizmente, nos meses de Verão, não está muito presente na minha cozinha, não na sua variante doce. A variante salgada sim, está presente pelo menos uma vez por semana à mesa do pequeno-almoço, com Brezel acabadinhos de fazer!
Este caracol gigante 🐌 é um sonho e pode ser feito com qualquer doce que tenhas em casa. Escolhi fazê-lo com doce de abóbora Hokkaido. Mas esta massa lêveda fofinha também fica bem com doce de ameixa, cereja, tomate ou de morango !!
E, se quiseres, depois de cozido, podes polvilhar o caracol gigante com açúcar em pó !!
Caracol com doce de abóbora e noz
Ingredientes
Massa lêveda:
- 500 g de farinha
- 1 cubo de levedura
- 250 ml de leite
- 60 g de açúcar
- 1 ovo
- 60 g de manteiga s/ sal
- Raspa de um limão ou laranja
Recheio:
- Doce de abóbora
- Miolo de noz
Preparação
Massa lêveda:
- Aquece o leite numa panela (morno!).
- Depois faz uma massa prévia. Para isso, peneira a farinha para dentro de uma tigela, faz um pequeno buraco no meio, desfaz a levedura e deita um pouco leite morno sobre a levedura. Depois mistura com um pouco de farinha e verifica se a levedura ficou dissolvida. Polvilha com um pouco de farinha e deixa levedar uns 10 minutos.
- Entretanto, adiciona a manteiga ao leite morno e deixa a manteiga derreter. Acrescenta o açúcar, o ovo e a raspa de limão ou laranja mexe bem e verte tudo na tigela com a massa prévia. Amassa a massa até obteres uma massa homogénea e deixa-a levedar durante 30 minutos.
Recheio:
- Divide a massa lêveda em três e estende cada uma dessas três partes em forma de rectângulo estreito. Barra com o doce de abóbora e polvilha com o miolo de noz e enrola ao comprido. Repete três vezes.
- Começa a enrolar os rolinhos numa forma redonda (26 cm) forrada com papel vegetal a partir do meio.
- Pincela com gema de ovo batida e leva ao forno pré-aquecido a 150 °C durante aprox. 30 minutos. O tempo pode variar.